Já entendeu a importância do planejamento, mas não sabe por onde começar? Então mergulha nessas três dicas para fazer uma organização infalível!
1- Defina uma meta clara e atingível
Primeiro tenha em mente que o planejamento não serve só para cobrar resultados, ele é útil para acompanhar a evolução dentro do período de execução da meta. É importante que elas sejam realistas e, ao mesmo tempo, desafiadoras.
Medida
Na dúvida tenha em mente que meta boa é meta próxima o suficiente para ser alcançada e desafiadora o suficiente para ser superada. Objetivos com menor duração, ou a fragmentação de um grande objetivo, são recomendados por psicólogos porque trazem sensação de progresso todos os dias.
Se a empresa não sabe como estabelecer objetivos, os vendedores proativos se destacam com seus próprios resultados, e servem de base para o restante. Um planejamento de metas de vendas pode apresentar objetivos gerais e individuais.
As equipes são únicas em comportamento, ritmo e comunicação, mas existem bons exemplos de metas de vendas que podem ser usadas por muitas delas:
- Fechar 50 negócios por mês;
- Realizar 30 ligações por dia;
- Atingir 200 mil reais em vendas por ano;
- Aumentar em 10% a quantidade de leads novos por semana;
- Agendar 5 demonstrações de produto a cada quinze dias;
- Renovar 10 contratos no mês com clientes já fidelizados;
2- Avalie o seu estado atual
Você conhece o nicho do seu mercado? E o seu público alvo? Avaliar a situação do seu negócio deve ser o ponto de partida porque é só depois desse passo que você vai identificar quais questões precisam ser melhoradas.
Durante o processo de construção do planejamento somos colocados cara a cara com os bons resultados da empresa e, o mais importante, com as faltas. Sem essas informações, não fica claro o que deve ser mudado, não sabemos se estamos enxugando todo potencial produtivo da empresa e, assim, não podemos fazer nada para sair do básico.
Então é preciso pensar em como está a situação estrutural, financeira e coletiva da sua empresa. A análise vai reduzir as impressões genéricas e trazer observações reais, relevantes. Será mesmo que o maior gasto da empresa vem de onde superficialmente parece vir?
Não deixe de fazer um estudo da concorrência e ver como ela trabalha as metas, quais fazem, ou não, sentido pra você. Lembre-se de ter atenção às sazonalidades e não se basear nos resultados do Natal e Black Friday para fazer as metas mensais, por exemplo.
3- Destrinche seu objetivo nas perguntas “como”, “quando”, “onde”, “porquê” e “por quem” cada tarefa deve ser executada
Para que os vendedores tenham alto desempenho, eles precisam ter metas que direcionem seu esforço. Esses objetivos fornecem definições de papéis, prazos e precisam ser realistas de acordo com a situação da empresa.
A meta ideal representa o caminho, o meio e o tempo que são estipulados para chegar ao objetivo. Nas vendas a meta pode ser traduzida em objetivo, valor e prazo.