Abordagem: O motor para vender no WhatsApp

Agilidade, estratégia e respeito

Mais de 84% dos brasileiros usam WhatsApp, o que contabiliza cerca de 165 mil pessoas. Assim, esse é um meio amplamente utilizado dentro da vida pessoal e profissional. Por conta disso, também se tornou uma das principais ferramentas para os times de vendas.

Isso é um desafio! A partir do momento em que mando uma mensagem para o meu cliente, concorro com diversas outras outras mensagens. Grupos da família, do trabalho, amigos e namorado são muito atrativos e se você não se destaca, passa despercebido.

Precisamos, então, fazer com que dentre tantas mensagens, o cliente venha a ler a sua. O que vai fazer com que ele compre é o conteúdo dessa mensagem. O principal a ser feito de início, é induzir com que a pessoa responda a sua mensagem.

Técnica de diretor! Como fazer o cliente responder a 1° mensagem?

Junior Sales, diretor da H2R (Humanization to Results), empresa especializada em soluções de vendas e alto desempenho em negociações, explica que, primeiramente, será enviado um texto contendo uma saudação simples, seguido de um áudio de até 30 segundos.

Afinal, para que serve? “Serve para ativar no cliente o gatilho da curiosidade.”, ensina Junior. A pessoa se sente instigada pelo conteúdo oculto, mas não para por aí: “Nessas mensagens eu preciso acionar outros gatilhos para que o cliente queira falar comigo.”

Exemplo: 

TEXTO

“Olá João, muito bom falar com você.” 

+

ÁUDIO

“Olá João, aqui é o xxx da xxx e eu to mandando essa mensagem para você porque nós atendemos as empresas x, y e z, treinando e dando consultorias para esses times comerciais. E, olha, aumentamos as taxas de 20 a 70% dos resultados desses times de vendas. Falar sobre aumentar as suas vendas hoje, é um assunto interessante para você?”

Seja direto, gerando autoridade (citação de marcas que já foram atendidas) e gerando o gatilho da ganância (resultados das consultorias). Na realidade, o áudio é direcionado para uma pessoa estudada por você, e já se tem conhecimento a respeito daquelas carências. Por isso a importância da assertividade e objetividade.

Uma sacada na hora de continuar a conversa, é utilizar os meios e a linguagem do cliente. “Se ele responde em áudio, eu respondo em áudio; se ele responde por texto, eu respondo por texto.”, instrui o diretor. Após despertar curiosidade e interesse, chega o momento de levar desejo. É lá onde apresentaremos ao cliente sobre metodologias e diferenciais.

Call to action!

Antes de finalizar a mensagem, instigue um retorno. NÃO SÓ no primeiro contato, faça isso em todos. “Podemos conversar sobre isso hoje à tarde?” “Você tem alguma dúvida?”. Fazer uma chamada de voz traz a sensação de que a negociação é oficial.

Sobre mensagem, forma e conteúdo:

Frases curtas são poderosíssimas, e facilitam o entendimento do receptor.

Emojis? Apenas para usar com discernimento, pronomes de tratamento também, afinal, chamamos de “queridos” os queridos, quem você nunca viu não pode ser. Não existe receita. As coisas podem mudar no comércio pequeno/local e no bate-papo do cliente freguês, ok?

Quer ser levado a sério? Leve o português a sério. 

Conheça a política do WhatsApp.

Existe dentro do aplicativo, uma política de conduta, que caso seja violada pode lhe remover da plataforma. As pessoas denunciam contas desnecessárias. Não seja um spam – ele é desinteressante e chega sempre, não tem função para quem recebe. Por isso a importância de selecionar os abordados. 


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