Como a falta de planejamento vai quebrar a sua empresa

60% das companhias brasileiras não atingem suas metas de vendas, é o que diz uma pesquisa feita pela RD Station com o apoio da TOTVS. O diretor da ferramenta de CRM garante que o grande ponto em não bater as metas é decorrente de um mau planejamento.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levanta que 21% das empresas não conseguem sobreviver após o primeiro ano de vida. A realidade não deixa dúvidas de que para chegar onde deseja, você precisa querer saber sobre “como”, e um plano grandioso nada mais é do que diversos planos menores somados. 

5 perguntas capazes de entregar que “a falta de planejamento” está quebrando a sua empresa

1- Por que sinto que não entendo meus resultados?

A falta de organização da empresa extrapola os limites comerciais, costumando abranger a estrutura total do estabelecimento. Durante o processo de construção do planejamento somos colocados cara a cara com os pontos fortes da empresa e, especialmente, as suas fraquezas.

A organização também abrange o cenário do negócio, impedindo você de perder oportunidades e sucumbir aos perigos que rondam a ele próprio. Sem essas informações, não fica claro o que deve ser mudado, não sabemos se estamos enxugando todo potencial produtivo da empresa e, assim, não podemos fazer nada para ir além do óbvio.

2- Estou vendendo para quem?

O planejamento estratégico também é importante para que a empresa entenda de uma vez por todas melhor quem é que compra os seus produtos. Quando não sabemos para quem vender, acabamos dando a solução para um problema que não existe.

As campanhas de marketing e as estratégias de comunicação também caminham na direção do público-alvo, ele é importante para ter resultados efetivos. Caso contrário, na ânsia de atingir a todos não atingimos ninguém, e para quem não sabe onde ir qualquer caminho serve.

3- Será que gasto além do necessário?

A empresa que não se planeja, inevitavelmente, gasta mais dinheiro com coisas que não vão trazer retorno. Sem um bom planejamento, a empresa tende a contratar fornecedores que cobram mais caro que a média do mercado, por exemplo.

Alguém especializado em planejamento financeiro também agrega em minimizar gastos com impostos. Sem um levantamento inteligente de gastos, o fluxo de caixa da empresa é prejudicado e, consequentemente, sua sustentabilidade.

4- Meus preços são adequados?

Quando você não controla os seus gastos, você não controla os seus preços. Temos de ter em mente que é na precificação onde teremos que suprir nossos gastos. Por isso, gastos inadequados geram preços inadequados.

Planejando, você otimiza seus gastos e estabelece preços condizentes com a realidade do seu negócio e do mercado.

5- Por que cada um dos colaboradores da empresa faz as coisas de um jeito?

Sem uma pessoa capaz de estudar as métricas e dar um norte para a equipe, em relação a o que, como e quando deve ser feito para obter bons resultados, os colaboradores criam a própria forma de trabalhar, a partir das suas próprias vivências.

Como se todos os funcionários fossem novos, não existe uma padronização de trabalho baseada na forma efetiva. A empresa que não conta com um planejamento bem estruturado pode acabar vendendo menos do que pode.

A importância do especialista

Uma pessoa que não vivencia uma realidade, que não participa de um processo, não é eficaz em estabelecer metas e objetivos. Para reduzir as barreiras, devem ser entregues recursos necessários para que o time atinja os objetivos.

Contratar um especialista é fazer muito mais do que repassar metas, é trazer estrutura, condição, para que a meta seja realizada.

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