Funil de vendas: a principal ferramenta do planejamento comercial

O conceito do funil de vendas engloba o processo de fechar um negócio, desde o primeiro contato com uma pessoa, até o momento em que ela se torna um cliente. Têm funis que organizam, até mesmo, o processo de pós-vendas.

Entrando em contato com o funil, você pode descobrir como está a sua conversão de leads e como realmente desempenha sua forma de aquisição de clientes. Também é possível direcionar estratégias para fazer boas metas e, posteriormente, boas formas de atingi-las.

O processo de criar um funil, também chamado de pipeline, aprimora o entendimento sobre a jornada de compra do cliente e sinaliza o que pode ser feito para otimizar as vendas. 

Benefícios

Os benefícios de usar um funil de vendas são muitos, mas de maneira prática, ele é seu principal aliado na gestão do seu time de vendas, pois é através dele que você terá indicadores para o seu negócio, tais como:

  1. Taxa de conversão por etapa no processo de vendas;
  2. Lead time de fechamento de negócios;
  3. Quantidade e valor das oportunidades;
  4. Preço médio dos fechamentos;
  5. Agendamento das próximas tarefas para dar continuidade à venda;
  6. Controle das visitas, reuniões e ligações realizadas pelo seu time;

Com alguns desses indicadores, você terá uma breve base para planejar seus resultados. Dessa forma, saberá de maneira simples, por exemplo, de quantos leads ou quantas ligações você precisa fazer, para atingir a meta do próximo mês.

Se sua empresa ainda não tem um funil de vendas, ou se tem, mas os vendedores não estão usando como deveriam, talvez você precise rever seu processo de vendas e treinar adequadamente seu time. Nesse caso, conta com a gente!

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