Não, não, não… Sim! – Há um número para se chegar ao sim

Esse texto é para gente como a gente: para aqueles que ficam presos em um fluxo de pensamentos negativos quando estão cansados de tantos “nãos” e para quem reza por uma chamada atendida porque esperar na linha cansa. Enquanto isso, estamos fazendo o que deve ser feito: uma ligação depois da outra mas… será que esse processo pode ficar mais agradável?

Pode!

Nós vendedores compreendemos que o “não” nunca vai ser agradável. Apesar destes “nãos”, você já notou o valor da persistência nos seus resultados? Quando damos de cara com nossos propósitos, as dores ficam amenas, e passamos a enxergá-las como parte daquela caminhada.

Por que você quer chegar na sua meta? O que ela vai trazer a você e ao seu entorno? A resposta dessas perguntas será o motor que lhe ajuda a passar por cima de todos os nãos, todos os dias. A meta vai além, até mesmo, do dinheiro que você recebe. O reconhecimento, por exemplo, tem um valor inestimável nas nossas vidas.

Para focarmos nos propósitos, eles precisam ser palpáveis, assim, coloque-os no papel. Deixe explícito para sua mente qual a sua motivação. Também é interessante destrinchar seus grandes objetivos em outros menores: isso te faz enxergar a trajetória que deve ser percorrida, e de passo em passo, seus pequenos e grandes desafios serão ultrapassados.

Nas equipes de venda, é comum ouvirmos colegas confundindo objeções com rejeição pessoal. Nos apegamos às nossas próprias propostas, valorizamos os produtos como se fossem nós mesmos, nesse caso, não vale a pena se afetar com o que a pessoa pensa do objeto/serviço. Vamos separar as coisas!

Mesmo com muitos anos de mercado, você dificilmente vai conhecer todas as formas de vender. Não se acomode! Entre em contato com vendedores com desempenho prático e que vivem de bem com as suas emoções, e convide-os para almoçar. Pergunte-lhes quais as suas práticas, aprenda com quem já fez dar certo.

Resiliência

Para o dicionário Michaelis, resiliência é um substantivo feminino, com dois significados:

re·si·li·ên·ci·a

1-  Físico: Elasticidade que faz com que certos corpos deformados voltem à sua forma original.

2- Figurado: Capacidade de rápida adaptação ou recuperação.

Assim, ter resiliência é se reestruturar diante da rejeição do cliente, ter a mesma garra para continuar lutando pelas metas, apesar dos “nãos”. Ser resiliente é uma conquista que chega após uma mudança de mentalidade, antes é preciso obter autoconhecimento e algumas doses de autoconfiança.

Na prática

Considere:

1- Agir ao invés de ficar remoendo o problema, buscar soluções e resolver;

2- Fazer metas e objetivos claros. Aqueles que você pode realizar hoje e vão te ajudar a avançar na grande meta a ser cumprida ao fim do mês; 

3- Concentrar-se em gastar energia e tempo naquilo que está ao seu alcance;

4- Enxergar o futuro com bons olhos;

5- Entender que como vendedor você ouvirá mais “não” do que “sim”.

Por fim, não esqueça de comemorar cada uma das suas vitórias e relembrar dos dias de triunfo. À medida que você reconhece suas realizações, toma consciência da sua capacidade de ser bem sucedido – ​​essencial em momentos difíceis. 

Gostou do nosso post de hoje? Então continue por aqui que teremos mais conteúdos e dicas para melhorar os seus resultados. 

Compartilhe este post:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email