Você conhece o team building?
A formação de equipes (team building) se refere às atividades de grupos de pessoas com o objetivo de aumentar sua motivação e cooperação.
Muitas pessoas usam as expressões “team building” (formação de equipe) e “trabalho em equipe” alternadamente. No entanto, são dois conceitos distintos. Enquanto a construção de equipes dá ênfase à criação de grupos, o trabalho em equipe enfatiza as funções desses grupos.
Embora as atividades de team building visem a aumentar a coesão e a cooperação, muitos funcionários não entendem como passar um dia fazendo atividades dinâmicas, em grupo, pode ajudá-los a se relacionar.
A verdade é que a forma como os gerentes usam o team building em suas organizações ajuda a moldar as atitudes de seus funcionários em relação ao processo.
Como tais, os líderes devem procurar entender melhor a construção de equipes, pois isso ajudará a aumentar sua eficácia.
Mais especificamente, os líderes devem estar interessados em aprender as características das grandes equipes, as técnicas e a relevância da sua construção.
O que torna uma equipe eficaz?
Muitos estudos foram realizados para estabelecer a imagem de uma equipe eficaz. A maioria desses estudos concordam em que quatro características são as mais importantes para o team building:
- Definindo o objetivo principal
A principal função do team building deve ser esclarecida de cara. A melhor forma de definir esse propósito é estabelecendo metas sólidas e mensuráveis. Dessa forma, cada membro da equipe sabe exatamente como seu trabalho contribui para o cumprimento do objetivo organizacional.
- Comunicação frequente
Outro aspecto que compõe uma equipe eficaz são canais de comunicação abertos e livres. Deve haver comunicação constante não apenas entre os membros da equipe, mas também entre esta e toda a organização. Dessa forma, os membros sempre terão as informações de que precisam para desempenhar suas funções.
- Responsabilidade e dedicação
Quando os membros da equipe estão cientes de quais expectativas precisam ser atendidas, eles estão prontos para ser responsabilizados por suas decisões e trabalho, bem como estão dispostos a tomar medidas proativas para concluir tarefas nos prazos estabelecidos.
No geral, os membros de uma boa equipe não só estão cientes dos objetivos, mas também se comprometem, de todo coração, para atingir as metas propostas.
- Forma de liderança delegativa
Outra característica de uma equipe eficaz é que ela pratica a liderança delegativa. Isso significa que os membros estão prontos para assumir posições de liderança, quando as situações o exigirem. Esse estilo de liderança comunitária promove uma responsabilidade compartilhada e ajuda a aumentar a motivação e a produtividade dos membros.
Além dos traços citados, os líderes precisam ter cuidado na hora de selecionar as equipes. Mais especificamente, eles devem escolher equipes com base na diversidade e níveis de habilidade. De modo geral, o team building ajuda as empresas no atingimento de metas e na promoção de uma competição saudável.
Como uma boa equipe pode fazer sua empresa vender mais?
O trabalho em conjunto também ajuda a equipe de vendas a analisar sua estratégia de vendas. Os membros observam o que funciona ou não em um discurso de vendas, quando observam seus colegas conversando com os clientes.
Além disso, ter membros da equipe menos experientes trabalhando com funcionários mais experientes os ajuda a aprender.
À medida que constroem seu conhecimento, eles podem gradualmente assumir uma função mais prática no discurso de vendas. Enquanto isso, um membro mais experiente pode supervisioná-los e fazer-lhes críticas construtivas.
Se tiver dúvidas sobre esse assunto e como implementar essa técnica em sua empresa, entre em contato conosco, será uma honra ajudar você!